v. 15 n. 3 (2019)
Artigos

Gestão de estoques de informação em bibliotecas públicas

Ana Claudia Carvalho de Miranda
Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte
Biografia
Maria Cleide Rodrigues Bernardino
Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Biografia

Publicado 08-09-2019

Palavras-chave

  • Gestão de Estoques de Informação. Política de Gestão de Estoques Informação. Desenvolvimento de Coleção – Biblioteca Pública.

Como Citar

Miranda, A. C. C. de, & Bernardino, M. C. R. (2019). Gestão de estoques de informação em bibliotecas públicas. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 15(3), 71–93. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1194

Resumo

Aborda opiniões e conceitos sobre a política de desenvolvimento dos estoques de informação e os princípios destas, bem como ressalta e explora novas tendências que contribuam para o avanço e o crescimento equilibrado do acervo em uma biblioteca pública. Tem o objetivo de evidenciar o gerenciamento de coleções em uma biblioteca pública, elencando seus processos e a relevância da política de formação e desenvolvimento de coleções. Foi estruturado a partir de uma pesquisa bibliográfica e exploratória e delineamento de cunho qualitativo. Conclui que para que uma coleção possa desenvolver-se de forma plena, é preciso uma avaliação periódica e para isto, faz-se necessário a elaboração de uma Política de Desenvolvimento de Coleção. É preciso ainda que esta atividade seja um processo contínuo e evolutivo e que tenha como foco as necessidades informacionais da comunidade usuária.