v. 14 n. 3 (2018)
Artigos

Formação do leitor literário como missão da biblioteca escolar: contribuições da Teoria da Estética da Recepção

Michelle Claudino Pires
UniRitter
Biografia
Ana Maria Bueno Accorsi
UERGS
Biografia

Publicado 28-09-2018

Palavras-chave

  • Formação do leitor literário,
  • Incentivo à leitura,
  • Biblioteca escolar,
  • Teoria da Estética da Recepção

Como Citar

Pires, M. C., & Accorsi, A. M. B. (2018). Formação do leitor literário como missão da biblioteca escolar: contribuições da Teoria da Estética da Recepção. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 14(3), 193–209. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1084

Resumo

A presente pesquisa se propôs a avaliar o impacto de uma oficina de leitura de literatura baseada na Teoria da Estética da Recepção, de Hanz Robert Jauss (1921-1997) e Wolfgang Iser (1926-2007), no que tange à formação do leitor e ao desenvolvimento do gosto pela leitura. A leitura coletiva do conto “O coração delator”, de Edgar Alan Poe, foi seguida de contextualização histórica do autor e da obra, e de interpretação do texto. A oficina apresentou-se como uma ação da Biblioteca Escolar para a prática de leitura de literatura como lazer e prazer estético. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, por meio de pesquisa-ação, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado com os estudantes. Foi possível inferir que a oficina baseada nas premissas da Estética da Recepção teve um impacto positivo para os estudantes no que respeita ao contato prazeroso com a literatura, portanto, para o incentivo à leitura; que ela foi capaz de desenvolver a percepção estética, por meio de uma leitura crítica, contextualizada e interpretada a partir das diferentes leituras de mundo.  Percebeu-se, por outro lado, que em apenas uma edição, a oficina não foi suficiente para a maioria dos participantes afirmar a intenção de realizar uma leitura mais aprofundada em sua atividade individual, ficando então o desafio de realizar a oficina de forma contínua e de avaliar a efetividade dela para a formação do leitor.