Abstract
Diante dos avanços tecnológicos, para que os cursos de capacitação de usuários de bibliotecas universitárias atinjam seus objetivos, faz-se necessário que as diretrizes informacionais sejam estabelecidas com clareza. A educação a distância surge como uma oportunidade de otimização desse serviço oferecido pelas bibliotecas apresentando referenciais de qualidade que compreendam aspectos pedagógicos, recursos humanos e infra-estrutura. Para atender as novas exigências na busca por informações, o conteúdo de um curso a distância para capacitação de usuários de bibliotecas universitárias deve ser composto de informações básicas sobre: a biblioteca; a pesquisa científica; as buscas bibliográficas; a leitura, a análise e a interpretação de textos científicos; o projeto de pesquisa; a elaboração e a redação de trabalhos científicos; os mecanismos e meios de divulgação de trabalhos científicos. Este trabalho pretende apresentar diretrizes informacionais que nortearão a proposta de organização de conteúdo e desenvolvimento do curso, subsidiando a elaboração de materiais didáticos, de comunicação e de avaliação, bem como o trabalho da equipe envolvida.