v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 3 - Gestão de Bibliotecas

Desenvolvendo coleções em cooperação: relato de experiência do GT Livros Impressos do Comitê Brasileiro de Desenvolvimento de Coleções (CBDC)

Marinez Moral Montana
Universidade Federal de Santa Maria
Biografia
Marcello Mundim Rodrigues
Biografia
Manoela Hermes Rietjens
Biografia
Regycleia Botelho Cutim Alves
Biografia
Marcos Aurélio Soares da Silva
Biografia
Eunice dos Santos Rosa
Biografia

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Desenvolvimento de coleções. Bibliotecas universitárias. Grupo de trabalho. Aprendizagem coletiva. Livros impressos.

Como Citar

Montana, M. M., Rodrigues, M. M., Rietjens, M. H., Alves, R. B. C., Silva, M. A. S. da, & Rosa, E. dos S. (2017). Desenvolvendo coleções em cooperação: relato de experiência do GT Livros Impressos do Comitê Brasileiro de Desenvolvimento de Coleções (CBDC). Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 1409–1422. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1017

Resumo

O desenvolvimento de coleções é uma área de atuação da biblioteconomia que visa alinhar os interesses informacionais da comunidade com a instituição em que a biblioteca está inserida, por isso, envolve atividades como a seleção, a aquisição e o descarte de materiais bibliográficos. No contexto das bibliotecas universitárias que buscam oferecer recursos de informação para atender aos três pilares em que se pautam as Universidades, ensino, pesquisa e extensão, surgiu a necessidade de explorar mais questões relacionadas às atividades de coleções e por isso criou-se, no âmbito da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU), em 2014, o Comitê Brasileiro de Desenvolvimento de Coleções (CBDC) que procura discutir acerca de algumas problemáticas que envolvem a formação de coleções nestas unidades informacionais. Surge então, no CBDC, o GT Livros impressos com o objetivo de abordar questões relativas às formas de aquisição, seleção, avaliação e desbaste/descarte exclusivamente de livros impressos. É, portanto, objetivo deste relato de experiência divulgar as ações do GT Livros Impressos, desde sua formação aos dias atuais, o que é pretendido pelo grupo e a forma com que vêm ocorrendo suas reuniões. Acredita-se também que tal relato possa conquistar a atenção de seus leitores quanto à preocupação do GT em levantar discussões a respeito da temática em questão, além de difundir sua existência.