Vol. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 1 - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Iniciativas para construção do programa de capacitação de usuários do sistema de bibliotecas e arquivos da Universidade Federal Fluminense

Daniel Ribeiro dos Santos
Universidade Federal Fluminense
Bio
Andréia Pereira de Araújo Matos Pereira de Araújo Matos
Universidade Federal Fluminense
Bio
Debora do Nascimento
Universidade Federal Fluminense
Bio
Fabiana de Melo Amaral Gonçalves Pinto
Universidade Federal Fluminense
Bio
Karen Guimarães Cardoso Guimarães Cardoso
Universidade Federal Fluminense
Bio
Maria Helena Ferreira Xavier da Silva Silva
Universidade Federal Fluminense
Bio
Thaíssa Lage Matias da Fonseca Lage Matias da Fonseca
Universidade Federal Fluminense
Bio

Published 2017-12-23

Keywords

  • Capacitação de Usuários. Competência Informacional. Programa de Capacitação.

How to Cite

dos Santos, D. R., Matos, A. P. de A. M. P. de A., Nascimento, D. do, Pinto, F. de M. A. G., Cardoso, K. G. C. G., Silva, M. H. F. X. da S., & Fonseca, T. L. M. da F. L. M. da. (2017). Iniciativas para construção do programa de capacitação de usuários do sistema de bibliotecas e arquivos da Universidade Federal Fluminense. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 519–542. Retrieved from https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1015

Abstract

Relata a experiência do Grupo de Trabalho de Capacitação de Usuários da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense, para o fomento e implementação de um Programa de Capacitação de Usuários no Sistema de Bibliotecas e Arquivos da Universidade. Reflete sobre a importância da competência em informação para melhor aproveitamento de oportunidades de aprendizagem, além de apresentar as principais ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho desde o ano de 2015, direcionadas para a capacitação da comunidade acadêmica. Destaca como um dos objetivos do Programa, o desenvolvimento de ações voltadas à educação e à capacitação de usuários, na busca e uso de recursos informacionais, a fim de contribuir para o aprimoramento constante da competência em informação. Conclui que iniciativas de capacitação abrem um leque de possibilidades de educação, que não só podem, como devem ser pensadas também em prol de uma educação que seja inclusiva, equitativa e de qualidade, tanto dentro, quanto fora da universidade.