v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 3 - Gestão de Bibliotecas

Projeto Investigação “in Loco”: desenvolvimento da técnica de investigação em rede, a luz das normalizações bibliográficas em biblioteca universitária

Gicelle de Souza Silva
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, Campus Piranhas
Biografia
Francisco Welton Silva Rios
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Avançado Formoso do Araguaia
Biografia

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Investigação em rede,
  • Internet,
  • Pesquisa na web,
  • Normalização bibliográfica

Como Citar

Silva, G. de S., & Rios, F. W. S. (2017). Projeto Investigação “in Loco”: desenvolvimento da técnica de investigação em rede, a luz das normalizações bibliográficas em biblioteca universitária. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 1385–1408. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1008

Resumo

Objetiva-se avaliar o conhecimento dos discentes de cursos de graduação e especialização acerca da apresentação de trabalhos técnicos e/ou científicos, mediante as recomendações da ABNT/CB-014 – Comitê Brasileiro de Informação e Documentação, por meio do “Projeto Investigação in loco”, o qual evidencia o levantamento de informações através do serviço de atendimento personalizado do bibliotecário para o aluno, de modo a identificar e atenuar os principais problemas e dificuldades dos usuários da biblioteca e, assim, realizar ações e intervenções didático-pedagógicas como alicerce presente e futuro para apresentações da ciência de forma qualitativa e contínua. Trata-se de um relato de experiência do desenvolvimento de um Serviço de Referência diferenciado entre bibliotecários e discentes de uma biblioteca universitária. Observou-se que as principais dificuldades encontradas pelos usuários da biblioteca foram no relacionado às Normas Brasileiras Registradas (NBRs) 6023/2002 e 10520/2002. Para solucionar os problemas encontrados, foi desenvolvida uma Técnica de Investigação em Rede de forma simples e prática, executada por qualquer pessoa, mesmo tendo pouco domínio de informática ou de técnicas eficientes e científicas de pesquisa, para elaboração de referências completas e a apresentação de citações adequadas na produção de trabalhos acadêmicos técnico-científicos, com conteúdo padronizado, harmonioso e de qualidade.