Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em conformidade com o template da RBBD, em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • Todas as citações estão referenciadas e vice-versa, obedecendo as normas ABNT vigentes.
  • Todos os metadados da submissão foram devidamente preenchidos.

Diretrizes para Autores

1. Regras Gerais para Publicação da RBBD

1.1 Serão aceitos originais inéditos para serem submetidos à aprovação do Corpo de Parecerista, e/ou dos Editores da revista. Trabalhos publicados em outros formatos (como resumos de Anais de Eventos), não são aceitos.

1.2 Excepcionalmente, serão aceitos trabalhos empíricos ou teóricos que já tenham sido publicados em periódicos estrangeiros, sujeitos à mesma avaliação de originais inéditos. O autor deverá apresentar autorização por escrito do editor da revista onde o seu artigo tenha sido originalmente publicado.

1.3 Os originais serão publicados em português, inglês ou espanhol.

1.4 Pequenas alterações no original poderão ocorrer, por indicação dos editores de texto, desde que não haja comprometimento do texto, respeitando o estilo e as opiniões dos autores.

1.5 As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

1.6 Não são aceitas: submissões de revisão de literatura ou revisão bibliométrica e estudos de usuários. Consideramos como originais somente os trabalhos com contribuição inédita para a área. Consideramos os estudos de usuários como instrumentos de gestão para a biblioteca, ao invés de propriamente um artigo científico.

1.7 Os autores se responsabilizam pelo preenchimento correto de TODOS os metadados.

1.8 Trabalhos oriundos de TCCs, dissertações e teses deverão ter título diferente desses trabalhos e trazer conteúdo que não seja igual a esses trabalhos já publicados.

2 Procedimentos para a apresentação de trabalhos:

Todas as novas submissões deverão seguir este template (realize o download do arquivo do Google Drive). Submissões fora deste padrão serão arquivadas e notificadas à autoria.

a) Formatos: todas as colaborações devem ser enviadas pelo sistema da RBBD, submetidas com entrelinhamento de 1,5cm. O trabalho deverá estar no editor de texto Microsoft Word 7.0, ou versão mais atualizada contendo no mínimo 15 páginas e no máximo 25 páginas.

b) Fonte solicitada: Cambria; tamanho 12. Para citação usar o tamanho 11. Demais formatações consultar o template.

c) Título do trabalho: o título do artigo deve, obrigatoriamente, vir acompanhado de tradução para o inglês. Deve ser breve e suficientemente específico e descritivo.

d) Resumo: deve ser incluído um resumo informativo de aproximadamente 100 a 250 palavras, em português, acompanhado obrigatoriamente de sua tradução para o inglês no caso de artigo.

e) Palavras-chaves/Keywords: Os termos adotados para o artigo deverão ser em português e inglês, sendo um máximo de 05 (cinco) termos. Caso o artigo esteja em espanhol, deve ter os descriptores e também a tradução para o inglês.

f) Agradecimentos: agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho deverão ser mencionados no final do artigo.

g) Materiais gráficos: fotografias e gráficos deverão ser legíveis e ter boa resolução. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução. As figuras e fotos deverão estar em resolução mínima de 300dpi.

h) Quadros e tabelas: deverão ser acompanhados de identificação na parte seperior e fonte consultada abaixo, sendo transcritas em fonte tamanho 11 e devem permitir a compreensão do significado dos dados reunidos. Tanto os quadros como as tabelas deverão ter numeração independente e seqüencial. Dúvidas, consultar normas tabulares do IBGE.

i) Referências: as referências, redigidas segundo a norma NBR 6023/2018 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), deverão ser apresentadas em ordem alfabética de autor/título, ao final, do artigo.

j) Citações: a organização das citações deverá obedecer a NBR 10520/2023, utilizando-se o formato de autor e ano. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo são da responsabilidade do autor.

Artigos

Aceita submissão em fluxo contínuo de artigos relacionados a pesquisas que envolvam aspectos de informação e conhecimento e que demonstrem caráter inovador no enfoque e/ou na metodologia relacionados à linha editorial do periódico. Devem ter no mínimo 15 (quinze) e no máximo 25 (vinte e cinco) páginas, incluindo referências, apêndices e anexos.

Todos os artigos deverão estar no template da RBBD. 

Trabalhos que sejam revisões de literatura e estudos de usuários não serão aceitos. 

Resenhas

Resenhas poderão ser aceitas, desde que de obras publicadas nos últimos dez anos, de grande relevância para a área. As obras resenhadas poderão ser de qualquer idioma.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.