Práticas em tratamento temático da informação: interfaces de ensino e aprendizagem

Márcia Ivo Braz, Evanise Souza de Carvalho

Resumo


Relacionando as temáticas de tratamento temático da informação e bibliotecas universitárias, o presente trabalho apresenta a descrição das atividades de extensão relativas ao tratamento temático da informação no tocante à análise documentária e representação por meio da Classificação Decimal de Dewey por alunos do curso de Biblioteconomia no âmbito da disciplina Linguagens Documentárias Hierárquicas. Trata-se de um relato de experiência e teve por objetivo demonstrar o panorama das atividades práticas trabalhadas no acervo de doações da Biblioteca Setorial Prof. Roberto Amorim do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco. As atividades ocorreram durante primeiro semestre do ano de 2015 e contou com a participação de 26 alunos. A avaliação das ações ocorreu através do quantitativo de material tratado, dos índices de aprovação e frequência dos alunos e através da avaliação institucional docente. As principais conclusões foram: práticas integrativas aplicadas ao ensino de disciplinas fundamentais para a formação técnica do bibliotecário são essenciais; a necessidade de dinamizar e possibilitar a utilização do espaço das bibliotecas setoriais pelos alunos; Percebe-se que a integração entre o ensino e o contexto das bibliotecas da própria universidade revela pontos vantajosos para todos os envolvidos, além de estimular parcerias e a satisfação na atuação profissional, o que se exprimiu por meio dos resultados positivos obtidos ao final do projeto.

Palavras-chave


Tratamento Temático da Informação; Ensino de Biblioteconomia; Ações de ensino e extensão.

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