Edson Mario Gavron Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Brasil
Bibliotecário da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC e acadêmico do curso de Mestrado Profissional em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
Fabio Lorensi do Canto Universidade Federal de Santa Catarina Brasil
Bibliotecário da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC e acadêmico do curso de Mestrado em Ciência da Informação na mesma instituição.
Julibio David Ardigo Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Brasil
É graduado em Engenharia Elétrica (1987), mestrado em Engenharia Elétrica (1994) e doutorado em Engenharia de Produção (2004) pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. É professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.
Adilson Luiz Pinto Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Brasil
Graduado em Biblioteconomia pela PUC-Campinas (2000), Mestre em Ciência da Informação pela PUC-Campinas (2004) e em Documentação Audiovisual pela Universidad Carlos III de Madrid (2006), Doutor em Documentação pela Universidad Carlos III de Madrid (2007). É professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.
Análise do relatório de acesso de periódicos de uma base de dados assinada pela Biblioteca Universitária da UFSC
Edson Mario Gavron, Fabio Lorensi do Canto, Julibio David Ardigo, Adilson Luiz Pinto
Resumo
Tem por objetivo identificar o percentual de artigos de acesso aberto e o percentual de títulos de periódicos disponíveis no Portal de Periódicos da Capes entre o conteúdo objeto de download em uma base de dados assinada pela Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Para coleta dos dados foi utilizado o relatório Counter para descobrir quais títulos de periódicos que receberam download e dentre esses, utilizou-se o diretório UlrichsWeb para identificar quais são de acesso aberto. Verificou-se que aproximadamente ¼ dos títulos de periódicos objeto de download de artigos está disponível em acesso aberto, 75% dos títulos de acesso restrito está disponível no Portal de Periódicos Capes e que apenas 21,5% dos artigos baixados serem de acesso exclusivo da base contratada. Conclui-se que os critérios de contratação dos provedores de conteúdo, sobretudo periódicos científicos, devem considerar análises como a presente, visando otimizar recursos e direcioná-los para conteúdos não acessíveis por outros meios.
Palavras-chave
Periódicos científicos. Acesso aberto. Portal de Periódicos Capes.