v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 7 - Comunicação científica, formação do bibliotecário e o ensino de Biblioteconomia

A sociedade da informação no discurso dos pesquisadores em educação: análise de conteúdo de periódicos

Georgete Lopes Freitas
Universidade Federal do Maranhão
Biografia

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Sociedade da Informação. Currículo. Produção Científica. Educação. Brasil.

Como Citar

Freitas, G. L. (2017). A sociedade da informação no discurso dos pesquisadores em educação: análise de conteúdo de periódicos. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 2350–2373. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/935

Resumo

Estudo sobre o estado da arte da literatura em Educação sobre Currículo. Objetiva analisar os discursos dos pesquisadores em Educação sobre os desenhos do Currículo na Sociedade da Informação, divulgados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Revista Educação e Sociedade e Revista Currículo sem Fronteiras, no período de 2001 a 2011. Tipifica a pesquisa como bibliográfica, documental e campo, pautada na análise dos periódicos científicos representantes das vertentes, respectivamente, do governo, grupos de pesquisa e operadores do currículo. Conclui que há uma silente abordagem por parte dos pensadores da Educação na sua teoria pedagógica, quando se referiram à Sociedade da Informação, pois a vincularam ao pensamento neoliberal de desempenho e, quando aludiam ao “aprender a aprender” constante, ressaltaram-na como algo novo.