Produção científica dos docentes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) sobre as práticas no Laboratório de Ciência da Informação e Memória (LACIM)

Wesley Ferreira Cavalcante, Cícera Soares da Silva, Ariluci Goes Elliott

Resumo


Apresenta a produção científica dos docentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) sobre os discursos das práticas realizadas no Laboratório de Ciência da Informação e Memória (LACIM) se tornando esse o principal objetivo da nossa pesquisa. Enfatiza a relevância das produções científicas desenvolvidas dentro de um espaço acadêmico, como forma de incentivo e produção de novas ideias. Trata sobre a preservação da memória institucional como mecanismo difusor do conhecimento e das informações, contidas nos documentos e que são produzidas pelas empresas, organizações e instituições ao longo da história de suas existências. Estabelece um paralelo entre a memória e a criação do laboratório do curso, visto que, estão intrinsecamente interligadas pois a proposta principal era a formação de um espaço onde se pudesse reunir materiais ou documentos integrantes da memória regional. Utiliza a revisão bibliográfica como procedimento metodológico para o embasamento desta pesquisa e a análise do Currículo Lattes dos docentes como instrumento de investigação. Analisa a importância das atividades realizadas neste laboratório como forma de incentivo de produção de conhecimento, disseminação da informação e desenvolvimento do Curso de Biblioteconomia da UFCA. Finaliza expostos em forma de quadros e gráfico especificando, ano a ano, as produções e os respectivos docentes que colaboraram para o processo de propagação do conhecimento, dando maior visibilidade às informações obtidas.

Palavras-chave


Biblioteconomia. Produção Científica. LACIM.

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br