v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 4 - Bibliotecas para Todos

Bibliotecas universitárias inclusivas: acessibilidade e oportunidades para os usuários com necessidades especiais

Isabel Cristina dos Santos Diniz
Universidade Federal do Maranhão Universidade de Aveiro
Biografia
Ana Margarida Almeida
Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte, CIC Digital – Center for Research in Communication and Digital Culture, Portugal marga@ua.pt
Cassia Cordeiro Furtado
Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Biblioteconomia, Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação e Design de Hipermidia – LEDMID/CNPq, Brasil cf.cfurtado@gmail.com

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Biblioteca Universitária. Acessibilidade. Inclusão. Oportunidades. Usuário com Necessidades Especiais.

Como Citar

Diniz, I. C. dos S., Almeida, A. M., & Furtado, C. C. (2017). Bibliotecas universitárias inclusivas: acessibilidade e oportunidades para os usuários com necessidades especiais. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 1758–1780. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/881

Resumo

As bibliotecas universitárias são instituições particularmente apropriadas para apoiar e promover boas práticas de acessibilidade e inclusão para pessoas com necessidades especiais, podendo favorecer o seu empoderamento na sociedade. Pese embora este potencial, as bibliotecas estão enfrentando problemas de ordem administrativa, financeira, tecnológica e de falta de bibliotecários capacitados para desempenhar as suas funções nesta área. Este artigo objetiva identificar as ações e projetos de acessibilidade desenvolvidos pelas bibliotecas universitárias federais brasileiras para assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades e colaboração para a pesquisa na disponibilização de informações para gerar novos conhecimentos. Para tal, foi utilizado um inquérito por questionário on-line aplicado a 21 bibliotecários de bibliotecas universitárias federais brasileiras, tendo sido obtido um retorno de 14 respostas válidas. Os resultados demonstram alguns pontos positivos na atuação dessas bibliotecas que podem ser entendidos como elementos embrionários para o processo de inclusão, tais como: disponibilização de espaços específicos; serviço de referência e apoio à pesquisa e informação direcionados; disponibilização de conteúdos básicos do acervo em formatos acessíveis; e disponibilização de tecnologias assistivas.