Revista ACB: a divulgação científica no Facebook

Eduardo Silveira, Priscila Machado Borges Sena, Evandro Jair Duarte

Resumo


Apresenta-se neste artigo o relato das estratégias de divulgação das publicações da Revista ACB por meio de sua Fanpage no Facebook. O estudo é caracterizado como exploratório descritivo, visto que explora a Fanpage da Revista ACB e descreve os resultados das postagens realizadas. A partir da periodicidade de três fascículos por ano foi atribuído para cada fascículo de 2016 uma estratégia de divulgação diferente, com a finalidade de encontrar a melhor maneira de divulgação para os próximos fascículos. Dessa forma, o processo de divulgação iniciou-se em 17 de agosto de 2016 e foi finalizado em 30 de maio de 2017. Constatou-se que o alcance e ações identificadas ocorreram tanto em temas contemporâneos da área como em temas emergentes, o que certifica a importância da revista para diferentes tendências da área da Biblioteconomia, bem como da Ciência da Informação. Verificou-se que as mídias sociais, neste caso o Facebook, podem contribuir para potencializar a divulgação científica, e por consequência a disseminação da informação e do conhecimento de e para os profissionais atuantes no mercado de trabalho.


Palavras-chave


Periódico científico. Comunicação científica. Facebook. Revista ACB. Marketing.

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br