Viviane Carolina de Paula Conselho Regional de Biblioteconomia - 14 Região Brasil
Graduada em Biblioteconomia - Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2004).
Bibliotecária Fiscal do Conselho Regional de Biblioteconomia - 14ª Região.
Maria Lourdes Blatt Ohira Conselho Regional de Biblioteconomia - 14ª Região Brasil
Mestrado em Biblioteconomia na área de concentração de Planejamento e Administração de Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP (1998).
Especialização em Gestão de Arquivos Públicos e Empresariais pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2004).
Graduação em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (1976).
Professora Aposentada do Departamento de Biblioteconomia da UDESC.
Vice-Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 14ª Região, 11ª Gestão.
Diagnóstico das bibliotecas escolares de nove municípios de Santa Catarina: dados preliminares
Viviane Carolina de Paula, Maria Lourdes Blatt Ohira
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo conhecer a realidade das bibliotecas escolares no estado de Santa Catarina, com base nas determinações da Lei 12.244/2010. Assim como, identificar pesquisas que abordaram diagnósticos de bibliotecas escolares em municípios catarinenses, desde a promulgação da referida Lei. Atualmente, encontra-se em execução o Diagnóstico das Bibliotecas Escolares em Santa Catarina, em resultado do Termo de Cooperação Técnica assinado entre os órgãos de classe catarinenses e o Ministério Público de Santa Catarina. No presente trabalho, foram analisados, somente, os aspectos referentes aos recursos humanos e acervo das unidades escolares com biblioteca, através da aplicação de formulário nas visitas in loco da Bibliotecária Fiscal do Conselho Regional de Biblioteconomia – 14ª Região, durante o exercício de sua função, nos municípios de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó e Garuva, e através de pesquisa bibliográfica (período entre 2010 e 2017) nos municípios de Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, Jaraguá do Sul e Indaial. Diante dos dados apontados nessa pesquisa, verifica-se a necessidade de políticas públicas, nas esferas estaduais e municipais, em prol da biblioteconomia catarinense, com vistas às condições das Bibliotecas Escolares. Considera-se, portanto, que o diagnóstico apresentado poderá subsidiar debates mais efetivos com a Administração Pública, no sentido de fazer cumprir a Lei 12.244/2010.
Palavras-chave
Biblioteca Escolar. Lei 12.244/2010. CRB-14. Santa Catarina. Ministério Público de Santa Catarina.