Publicado
29-01-2017
Palavras-chave
- TIC. Aprendizagem. Competência em Informação. Competência Midiática. Biblioteca. Bibliotecário
Resumo
Nas últimas décadas houve a proliferação do uso de dispositivos móveis, redes sociais e outras ferramentas da Web 2.0, tanto em contextos profissionais, quanto sociais. Tal realidade requer mudanças efetivas nos paradigmas que norteiam o trabalho de mediação da informação e o desenvolvimento de habilidades para o uso das ferramentas digitais, tanto por parte dos usuários quanto da equipe mediadora. Diante disso, este estudo apresenta uma revisão de literatura sobre novas formas digitais de aprendizagem e a importância do bibliotecário como mediador para o desenvolvimento da competência info-midiática em espaços educativos como bibliotecas escolares, públicas ou universitárias. Para tanto, inicialmente o trabalho traça um panorama sobre novas formas de aprendizagem, visto que as metodologias tradicionais de ensino não são compatíveis ao momento atual e descreve como a biblioteca e o bibliotecário podem atuar no desenvolvimento das competências informacional e midiática necessárias a todos na Sociedade da Informação e do Conhecimento. Apresenta também algumas características importantes do espaço das bibliotecas para oferecer novos serviços. Conclui-se que a incorporação das TICs não pode ser um modismo, deve ser feita de forma crítica e com o objetivo de melhorar a aprendizagem, alicerçando a aprendizagem ao longo da vida