Publicado
29-01-2017
Palavras-chave
- Competência informacional. Competência midiática. Massmedia. Leitura-Proficiência. Humanismo
Resumo
O artigo contextualiza os avanços tecnológicos no âmbito da informação e comunicação na sociedade contemporânea, com ênfase nos novos recursos tecnológicos dos massmedia e sua apropriação pelo sujeito social, destacando-se o cenário brasileiro. Diante do exposto, objetivou-se, neste trabalho, refletir sobre as contradições entre a organização complexa do conhecimento, considerando os vários formatos e estruturas, proporcionados pela massmedia e a falta de proficiência do indivíduo para compreender, apropriar-se e transformar o conhecimento. Apresentam-se alguns resultados de estudos desenvolvidos sobre o tema em questão, por membros do grupo de pesquisa Ciência da Informação: Cognição, Mediação e Construção do Conhecimento (COGNICIC), no período de 2010 a 2015. Os resultados de pesquisa evidenciaram que professores e alunos demonstraram não ter atingido o nível satisfatório de domínio de habilidades e competências digitais e informacionais necessárias ao seu manejo, gestão e uso reflexivo no ambiente escolar e na sociedade; e, ainda, que problemas gerenciais e a falta de estrutura da escola e dos laboratórios multimídias vêm dificultando o processo de incorporação de tecnologias na sala de aula e de capacitação de professores como multiplicadores. Tais resultados reiteram o argumento defendido pelo grupo COGNICIC de que o desenvolvimento de competências e habilidades em leitura é pré-requisito para o acesso e participação nas redes colaborativas de construção do conhecimento. Em tese, a superação deste quadro de defasagem ocorrerá, caso sejam concebidos e executados projetos pedagógicos, que potencializem a formação de sujeitos críticos, criativos e protagonistas de sua autonomia