v. 13 (2017): N. Especial - Competência Informacional e Midiática
Educação e Didática para a MIL

Competência Informacional e Midiática no Ensino de Biblioteconomia: Apontamentos para o Contexto Brasileiro

Gabriela Belmont de Farias
Universidade Federal do Ceará
Biografia

Publicado 29-01-2017

Palavras-chave

  • Competência informacional e midiática. Formação Profissional. Biblioteconomia. Ensino

Como Citar

Farias, G. B. de. (2017). Competência Informacional e Midiática no Ensino de Biblioteconomia: Apontamentos para o Contexto Brasileiro. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 111–135. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/665

Resumo

Apresenta a contribuição da competência em informação e mediática às ações de ensino aprendizagem que podem influenciar positivamente na formação dos discentes do curso de Biblioteconomia no contexto brasileiro, ao apropriar-se da competência em informação e mediática, colocando-a em prática por meio de intervenções pedagógicas. O objetivo foi proporcionar uma reflexão sobre a competência em informação e mediática ns formação do bibliotecário e a todos os contextos de aprendizagem.  A pesquisa configura-se por uma abordagem qualitativa de natureza bibliográfica e exploratória. Trata-se de uma contribuição de aspecto inovador e social aos interessados na adoção de novas posturas nesta ambiência de ensino-aprendizagem, além de auxiliar na compreensão das questões fundamentais relacionadas à competência em informação e mediática, possibilitando a sua apropriação junto aos cursos de Biblioteconomia e promovendo o aprofundamento das reflexões ora apontadas e a necessidade de implementá-la como parte da formação básica do bibliotecário.