v. 13 (2017): N. Especial - Competência Informacional e Midiática
Educação e Didática para a MIL

Bibliotecas Públicas como lócus para a alfabetização midiática e informacional

Alberto Calil Junior
Professor adjunto do Programa de Pós-graduação em Biblioteconomia da UNIRIO
Biografia

Publicado 29-01-2017

Palavras-chave

  • Bibliotecas Públicas. Alfabetização midiática e informacional. Exclusão digital

Como Citar

Calil Junior, A. (2017). Bibliotecas Públicas como lócus para a alfabetização midiática e informacional. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 136–154. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/663

Resumo

Pesquisas recentes apontam que houve um aumento no percentual da população que acessa a internet no país. No entanto, apesar desse crescimento, a exclusão digital ainda se apresenta como um desafio para a sociedade brasileira em dois planos: a) exclusão em relação às possibilidades de acesso às TICs e à internet e b) exclusão relacionada às possibilidades de uso dessas tecnologias. Nesse cenário, defende-se a ideia da biblioteca pública como espaço para a construção das habilidades midiáticas e informacionais nos sujeitos. Propõe-se a adoção de uma perspectiva estrutural, que considera as práticas de informação na contemporaneidade como parte de uma matriz de relações complexas que envolve sujeitos, instituições e artefatos tecnológicos, todos situados em um dado tempo e espaço, ou seja, como práticas sociotécnicas