v. 13 (2017): N. Especial - Competência Informacional e Midiática
Experiências Relacionadas à MIL

Formação de formadores em Media and Information Literacy (MIL) para países lusófonos africanos

Fernanda Maria Melo Alves
UNIVERSIDAD CARLOS III DE MADIRD, ESPAÑA.
Aida Varela
UFBA

Publicado 29-01-2017

Palavras-chave

  • Países lusófonos africanos. Media and information literacy. Formação de formadores

Como Citar

Melo Alves, F. M., & Varela, A. (2017). Formação de formadores em Media and Information Literacy (MIL) para países lusófonos africanos. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 254–271. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/650

Resumo

O estudo tem como objetivo desenhar um programa de formação de formadores em media and information literacy (MIL) para países lusófonos africanos. Apresenta os resultados parciais de uma investigação bibliográfica, bem como os dados de um questionário aplicado aos profissionais de informação para definir as suas necessidades de formação, particularmente, em MIL. Os resultados do questionário foram processados pelo software encuestafacil e reunidos numa matriz SWOT. O estudo revela o contexto dos países lusófonos africanos e as necessidades de formação dos seus profissionais de informação. Também identifica o modelo MIL da UNESCO, à distância e presencial, como o mais adequado para os países em análise