Competência informacional e midiática e a formação de professores de ensino fundamental: um relato de experiência

Helen de Castro Silva Casarin

Resumo


Apresenta-se o relato de um projeto que tem como um dos objetivos desenvolver atividades de formação de professores e alunos, que propiciem a inserção da competência informacional e midiática no currículo e na cultura escolar de duas escolas municipais da cidade de Marília-SP. Trata-se de um projeto piloto, que segue a abordagem da pesquisa-ação, em andamento desde 2013. O projeto tem como parceiros a Secretaria de Educação do Município e os gestores das escolas participantes. O trabalho de formação de professores é uma das ações do projeto e foi discutido e planejado em conjunto com os envolvidos. O conteúdo abrange o conceito de biblioteca escolar, incluindo recursos informacionais variados impressos e digitais, que podem ser utilizados como recursos para aprendizagem. A pesquisa escolar é apresentada como uma estratégia para o processo de ensino-aprendizagem, durante o qual podem ser trabalhados elementos da competência informacional e midiática. O acompanhamento dos resultados do projeto está sendo realizado através da avaliação por meio de questionários e, de forma indireta, através da consulta ao relatório semanal dos professores. Percebe-se que, aos poucos, os conteúdos trabalhados têm sido incluídos em atividades e resultaram em exposições de trabalhos dos alunos. Outro desdobramento é a proposta de ampliação do projeto para outras escolas da rede municipal

Palavras-chave


Competência informacional. MIL. Formação de professores. Biblioteca escolar

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