v. 12 (2016): N. Especial - III Integrar
Anais III Integrar 2016

Memória do IFPE Campus Recife: estudo de caso

Amanda Tavares Silva Lima Nascimento
IFPE - Campus Recife
Biografia
Ana Lia de Souza Evangelista
IFPE - Campus Recife
Biografia
Adna Márcia Oliveira de Sena
IFPE- Campus Cabo de Santo Agostinho
Biografia
Andréa Cardoso Castro
IFPE - Campus Olinda
Biografia

Publicado 24-11-2016

Palavras-chave

  • Memória. Resgate histórico. Preservação

Como Citar

Nascimento, A. T. S. L., Evangelista, A. L. de S., Sena, A. M. O. de, & Castro, A. C. (2016). Memória do IFPE Campus Recife: estudo de caso. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 12, 126–131. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/601

Resumo

No estudo que se segue, buscou-se discutir a importância do resgate histórico do Instituto Federal de Pernambuco, a identidade, os aspectos culturais e o papel do memorial enquanto espaço destinado à preservação e difusão da memória institucional. A pesquisa objetivou proporcionar novas formas de articulação do conhecimento através da leitura de objetos, documentos, artefatos e demais suportes informacionais, reunidos no espaço destinado ao memorial, os quais revelam aspectos culturais, sociais e históricos da instituição. Metodologicamente, o presente trabalho foi construído, utilizando-se de abordagem qualitativa e para a coleta dos dados o emprego de entrevistas estruturadas. A análise e sistematização tomou por base os estudos e reflexões de teóricos que discutem a temática da pesquisa. Buscou-se, por fim, através das ações empreendidas para agrupamento dos itens, proporcionar um ambiente dinâmico capaz de promover o acesso à memória da instituição contribuindo com a construção de novas formas de conhecimento. Numa mesma perspectiva, foram estudados aspectos da memória institucional, levando-se em consideração o contexto social numa tentativa de compreensão das mudanças ocorridas na sociedade ao longo da história. Destarte, a ação da construção histórica se dá de forma dinâmica, a partir das relações vivenciadas pelos sujeitos representados nos cinco seguimentos pesquisados.