Josiana Florêncio Vieira Régis de Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Biblioteca Central Zila Mamede. Brasil
Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Especialista em Gestão Estratégica de Sistemas de informação (2007 - UFRN). Mestre em Engenharia de Produção (2009 - UFRN). Atuou como professora substituta do departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte das seguintes disciplinas: Gestão da Informação, metodologia do trabalho científico, fontes de informação para engenharia de produção e planejamento estratégico. Participou do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais do país (REUNI/UFRN) como bolsista de Iniciação à docência em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Atualmente é servidora da UFRN, exercendo o cargo de bibliotecária-documentalista da Biblioteca Central Zila Mamede.
Josiane Mello Universidade Federal de Santa Catarina Brasil
Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Bacharel em Biblioteconomia e Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares pela mesma Universidade. Mestra em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Especialista em Gestão Industrial - Conhecimento e Inovação pela mesma Universidade. Possui interesse nos temas relacionados à: Biblioteconomia, Arquivologia, Ciência da informação e Engenharia de Produção. Atua como pesquisadora nos Grupos de pesquisa: Laboratório de Recuperação da Informação e Tecnologias Avançadas (LARITA); Projetos no Instituto (GREPI 1 e 2) e Sustentabilidade em Sistemas Produtivos - (LESP). Tem experiência como docente nos Cursos de Formação Inicial e continuada (FIC) em Auxiliar de Arquivo e Auxiliar administrativo do IFRN - PRONATEC, nos Campus Natal Central e Parnamirim. Atualmente é Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
A prática do serviço de referência em uma biblioteca universitária a luz da teoria de criação do conhecimento organizacional de Nonaka e Takeuchi
Josiana Florêncio Vieira Régis de Almeida, Josiane Mello
Resumo
Apresenta um estudo realizado em uma biblioteca universitária, do Estado do Rio Grande do Norte, com o objetivo de estudar o serviço de referência a luz da teoria de criação do conhecimento organizacional de Nonaka e Takeuchi, também denominada por estes autores de Espiral do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, na qual se fez uso do procedimento técnico: estudo de caso. O instrumento de coleta de dados empregado foi um questionário, adaptado de Rostirolla (2009), composto por questões de múltipla escolha e questões abertas. Os resultados desse estudo revelaram o conhecimento, resultante de um processo constante de interação, para ser ampliado, necessita ser compartilhado e difundido entre a equipe estudada. As fontes de informação são ótimos meios de aquisição de conhecimentos. A conversão do conhecimento tácito e explícito auxilia no êxito da efetivação da atividade de serviço de referência. As ferramentas da tecnologia da informação e comunicação contribuem na comunicação, colaboração e interação entre os membros da equipe na medida em que possibilitam a troca de informações, ideias e experiências, alavancando assim, o processo de criação de conhecimento.
Palavras-chave
Palavras-chave: Conhecimento organizacional. Biblioteca universitária. Serviço de referência. Espiral do conhecimento. Nonaka e Takeuchi