Documentos impressos e digitais: pluralizando técnicas de leitura e formando diferentes leitores
Publicado 04-05-2016
Palavras-chave
- Fontes impressas e digitais,
- Leitor,
- Práticas de Leitura,
- Biblioteconomia-formação de leitores.
Como Citar
Copyright (c) 2016 Jorge Santa Anna, Maria Aparecida de Mesquita Calmon, Suelen de Oliveira Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Resumo
A leitura constitui uma das atividades frequentemente realizadas em bibliotecas, mas que, na maioria das vezes, manifesta-se como um processo dinâmico, subjetivo, plural e complexo. Este estudo objetiva analisar as diferentes estratégias de pesquisa com foco nas técnicas de leitura e suas interferências na formação dos leitores. Para tanto, reflete a relação existente entre suportes de informação e o processo de leitura; demonstra o papel da biblioteca na formação de diferenciados leitores e, por fim, investiga as interferências dos suportes de informação quanto ao processo de pesquisa e leitura realizada em uma biblioteca de pesquisa. Através de estudo aplicado em campo, constatou-se que, em linhas gerais, os suportes de informação interferem no perfil do leitor, de modo que eles adotam diferentes técnicas e estratégias de leitura. No que se refere às relações do leitor com os suportes utilizados durante a leitura, os resultados apontaram o leitor de fontes impressas como um leitor contemplativo, enquanto que o leitor de fontes digitais assemelha-se ao perfil de leitor imersivo. No que se refere às relações dos leitores com o processo de leitura, inferiu-se que o leitor de fontes impressas realiza leitura intensiva, enquanto o leitor de fontes digitais realiza leitura extensiva.