Bibliotecário Imagem Social ou Clichê: Um Estudo Prático do Marketing Informacional do Curso de Biblioteconomia/Ufpa na Escola Brigadeiro Fontenelle

Alessandra Nunes de Oliveira, Jetur Lima de Castro

Resumo


Apresenta a prática do marketing informacional como objeto de estudo, para refrear os estereótipos que existem, acerca da imagem do profissional bibliotecário. O objetivo da pesquisa é analisar a concepção dos alunos do 2º e 3º ano da E.E.E.F.M. Brigadeiro Fontenelle, com relação ao curso Biblioteconomia. O método utilizado dá-se pela pesquisa qualitativa e quantitativa. Os resultados examinam os pontos causadores dos estereótipos da profissão de bibliotecário e a biblioteconomia. A pesquisa conclui, mostrando os depoimentos de alguns alunos, após a palestra realizada na escola, e como eles observam a inclusão do bibliotecário com relação aos campos de atuação na Biblioteconomia e de sua real imagem frente a sociedade.

Palavras-chave


Marketing. Estereótipo. Bibliotecário. Ufpa

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br