Serviço de referência e tecnologia da informação: construindo múltiplas interfaces

Jorge Santa Anna, Poliana Silva Siqueira, Meri Nadia Marques Gerlin

Resumo


Analisa e discute o serviço de referência em bibliotecas universitárias, considerando os reflexos que a utilização da tecnologia de informação proporciona a esse tipo de serviço, sem desconsiderar os métodos tradicionais propostos pela entrevista de referência. Para alcançar aquilo que está sendo proposto, recorreu-se a um levantamento bibliográfico sobre o assunto, bem como ao processo de observação do trabalho que é realizado pelos bibliotecários em uma biblioteca universitária, tendo a Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo como espaço de investigação. Por meio deste estudo foi possível confirmar, a priori, que, embora a referência presencial ainda prevaleça, esforços já vêm sendo empenhados na consolidação de espaços híbridos, atendendo a plenitude das necessidades demandadas.

Palavras-chave


Tecnologia da informação. Bibliotecas universitárias. Serviço de referência presencial. Serviço de referência virtual. Bibliotecas híbridas.

Texto completo:

PDF ♪AUDIO♪




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br