Estudo do uso das listas de discussão e dos blogs brasileiros em Biblioteconomia
Resumo
O objetivo deste artigo é verificar a utilização de dois recursos informacionais eletrônicos brasileiros (blogs e listas de discussão) em BCI, produzidos no Brasil. Para tanto, composto pelos docentes de Biblioteconomia e sob a óptica da teoria da informação, o universo da pesquisa foi definido com a intenção de conhecer o processo acadêmico e científico no ambiente virtual. Desse modo, algumas abordagens teóricas sobre o processo informacional na era tecnológica e educacional foram percorridas na revisão da literatura, além das fontes informacionais eletrônicas brasileiras citadas nesta pesquisa; com isso, a importância delas no meio acadêmico foi destacada. Além do mais, seu grau de utilização foi investigado e, a partir disso, constatou-se que essas fontes são pouco utilizadas por parte dos professores, assinalando-se as principais causas do resultado negativo. Por fim, algumas reflexões acerca do educador e as fontes informacionais eletrônicas são apontadas no processo educativo.
Palavras-chave
Fontes informacionais eletrônicas. Blogs. Listas de discussão. Biblioteconomia.

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Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo. ISSN: 1980-6949
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