Constituir-se professora e, pesquisadora no campo da Biblioteconomia, Ciência da Informação entrelaçada com o campo da Educação
Publicado 27-05-2025
Palavras-chave
- Ensino superior,
- Identidade,
- Docência em Biblioteconomia,
- História da Biblioteconomia (Brasil)
Como Citar
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Resumo
Trata-se neste texto da narrativa do constituir-se professora e pesquisadora do livro e das bibliotecas, ancorada nos estudos formativos no campo da biblioteconomia, ciência da informação e história da educação. De abordagem teórico-metodológica na História Cultural, assume-se o tipo de pesquisa documental, tomando fontes institucionais e pessoais no estudo. Os resultados apontam um processo de constituir-se pessoa professora/pesquisadora para além da sala de aula, quer na orientação dos trabalhos acadêmicos, quer pela docência na graduação e pós-graduação Stricto Sensu e ações extensionistas. Conclui-se que se constituir professora e pesquisadora possibilita um reinventar-se a cada semestre, a cada ano: como pessoa, professora, pesquisadora, orientadora. Nesta direção quiçá os estudantes se (re)inventem ao longo do tempo, como pessoas, profissionais, professores/professoras, pesquisadores/pesquisadoras e orientadores/orientadoras.
Referências
- AMARILHA, Marly. Estão mortas as fadas? Literatura infantil e prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, Natal: EDUFRN, 1997.
- CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
- CHARTIER, Roger. História cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
- EGGERT-STEINDEL, Gisela. Cadernos de acompanhamento estudantes TCC: 2005, 2006 e 2007, [Manuscritos].
- GATTAZ, André Castanheira. Braços da resistência: uma história oral da imigração espanhola. São Paulo: Xamã, 1996.
- GOODSON, Ivor Frederck. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, Antonio (Org.) (2007). Vidas de professores. 2. ed. Portugal: Porto Editora, 2007.
- HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: Nóvoa, A. (2007) (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Portugal: Porto Editora, 2007.
- NASSAR, Raduan. Lavoura arcaica. 3. ed. rev. pelo autor. 12. ed. impressão. São Paulo: Cia das Letras, 1989.
- NÓVOA, Antonio. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Portugal: Porto Editora, 2007.
- _____________. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, Antonio. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Portugal: Porto Editora, 2007.
- PEREIRA, Marcos Villela. A estética da professoralidade: um estudo interdisciplinar sobre a subjetividade do professor. Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil, 1996.
- QUEIROZ, Maria Isaura Pereira. Variações sobre a técnica de gravador no registro da informação. São Paulo: T. Queiroz, 1991.
- _______________. Relatos orais: do “indizível” ao “dizível”. In: SIMSON, Olga de Moraes Von (Org.). Experimentos com histórias de vida: Itália-Brasil. São Paulo: Vértice. Ed. Revista dos Tribunais, 1988.
- SIMSON, Olga de Moraes Von (Org.). Experimentos com histórias de vida: Itália-Brasil. São Paulo: Vértice. Ed. Revista dos Tribunais, 1988.
- WARDE, Mirian Jorge. Diário de uma orientadora de teses. In: BIANCHETTI, Lucidio (Org.). Trama & texto: leitura crítica escrita criativa. Passo Fundo (RS): Plexus; EDIUPF, 1996.