v. 21 (2025)
Melhores Trabalhos do CBBD 2024

Constituir-se professora e, pesquisadora no campo da Biblioteconomia, Ciência da Informação entrelaçada com o campo da Educação

Gisela Eggert Steindel
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Publicado 27-05-2025

Palavras-chave

  • Ensino superior,
  • Identidade,
  • Docência em Biblioteconomia,
  • História da Biblioteconomia (Brasil)

Como Citar

Steindel, G. E. (2025). Constituir-se professora e, pesquisadora no campo da Biblioteconomia, Ciência da Informação entrelaçada com o campo da Educação. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 21, 1–15. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2122

Resumo

Trata-se neste texto da narrativa do constituir-se professora e pesquisadora do livro e das bibliotecas, ancorada nos estudos formativos no campo da biblioteconomia, ciência da informação e história da educação. De abordagem teórico-metodológica na História Cultural, assume-se o tipo de pesquisa documental, tomando fontes institucionais e pessoais no estudo. Os resultados apontam um processo de constituir-se pessoa professora/pesquisadora para além da sala de aula, quer na orientação dos trabalhos acadêmicos, quer pela docência na graduação e pós-graduação Stricto Sensu e ações extensionistas. Conclui-se que se constituir professora e pesquisadora possibilita um reinventar-se a cada semestre, a cada ano: como pessoa, professora, pesquisadora, orientadora. Nesta direção quiçá os estudantes se (re)inventem ao longo do tempo, como pessoas, profissionais, professores/professoras, pesquisadores/pesquisadoras e orientadores/orientadoras.

 

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