v. 19 (2023): Jubileu de ouro
Artigos

O papel das pessoas nos processos de gestão do conhecimento : análise em níveis tático/operacional de uma empresa do agronegócio

Marcos Leandro Oliveira
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JULIO DE MESQUITA FILHO"
Biografia
Ieda Pelógia Martins Damian
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).
Biografia

Publicado 03-09-2023

Palavras-chave

  • Papel das pessoas,
  • Gestão do conhecimento,
  • Organizações do agronegócio.

Como Citar

Oliveira, M. L., & Damian, I. P. M. (2023). O papel das pessoas nos processos de gestão do conhecimento : análise em níveis tático/operacional de uma empresa do agronegócio. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 19, 1–27. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1870

Resumo

O desenvolvimento organizacional está diretamente relacionado à maneira como as pessoas estão conectadas com o conhecimento de que precisam, e como elas aplicam esse conhecimento de modo estruturado na organização. A gestão do conhecimento pode ser uma estratégia para as organizações estruturarem o gerenciamento do conhecimento, como uma alternativa para potencializar o desenvolvimento das pessoas e melhorar o desempenho e os resultados organizacionais. Nessa conjuntura, o problema que conduziu o desenvolvimento desta pesquisa foi verificar o papel dos sujeitos organizacionais na gestão do conhecimento em uma organização do agronegócio. O método utilizado foi o Estudo de Caso, para isso, utilizou-se, como instrumento de pesquisa, um questionário aplicado na matriz corporativa da organização, no setor de Recursos Humanos, em nível tático/operacional. Para a análise dos dados pesquisados, foi empregado o método de Análise de Conteúdo e a técnica Análise Categorial. Como resultado, a análise demonstrou que os indivíduos reconhecem que o conhecimento é fundamental para a manutenção e o desenvolvimento do conhecimento organizacional. Na organização pesquisada, as práticas voltadas à geração do conhecimento organizacional são percebidas no ambiente pelas pessoas, haja vista as ações promovidas na busca de criar e compartilhar conhecimentos.

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