v. 19 (2023): Jubileu de ouro
Artigos

Potenciais da coleção infantil sobre meio ambiente na escola: a gestão de coleções na biblioteca escolar

Everton da Silva Camillo
Universidade Estadual Paulista, UNESP
Biografia
Claudio Marcondes de Castro Filho
Universidade de São Paulo, USP
Biografia

Publicado 18-03-2023

Palavras-chave

  • Gestão de Coleções,
  • Biblioteca Escolar,
  • Meio Ambiente,
  • Desenvolvimento Sustentável,
  • Coleção Infantil

Como Citar

Camillo, E. da S., & Castro Filho, C. M. de. (2023). Potenciais da coleção infantil sobre meio ambiente na escola: a gestão de coleções na biblioteca escolar. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 19, 1–26. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1860

Resumo

Tem-se como objetivo ressaltar o potencial da coleção infantil sobre meio ambiente da biblioteca escolar para contribuir na formação dos estudantes na temática do desenvolvimento sustentável. Coletou-se uma amostra no Catálogo de Acesso Público Online (OPAC) da biblioteca pesquisada com o auxílio de um quadro de registro de buscas composto pelos seguintes campos de metadados: título da obra; autoria; ano de publicação; resumo. Os dados da pesquisa foram analisados mediante a aplicação da Análise de Conteúdo. Foi desenvolvida uma análise de similitude com o apoio do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ). Compreendeu-se que a coleção infantil sobre meio ambiente da escola pesquisada é pouco diversa quanto à abordagem dos distintos biomas aquáticos e terrestres onde promover o desenvolvimento sustentável ambiental. Tem-se como conclusão que a coleção infantil sobre meio ambiente da biblioteca é pouco diversa e assim é possível que ela contribua insuficientemente para esclarecer o desenvolvimento sustentável ambiental aos estudantes na escola, muito provavelmente porque, inicialmente, a coleção de obras infantis representa pouco mais de 30% de todo o acervo da biblioteca e, depois, porque as obras sobre meio ambiente na coleção infantil correspondem a um número muito baixo (5%) no contexto de uma escola cujo quantitativo de estudantes regularmente matriculados ultrapassa a casa do milhar.

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