v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação
IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

Mediação da leitura em período pandêmico: a experiência do PET Biblio Club

Beatriz de Lima Oliveira
Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Bianca Borges da Silva
Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Débora Costa de Sousa
Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Maria Cleide Rodrigues Bernardino
Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Fabiana Aparecida Lazzarin
Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Publicado 30-08-2022

Palavras-chave

  • Leitura crítica,
  • Isolamento social,
  • Clube de leitura,
  • PET Biblio Club.

Como Citar

Oliveira, B. de L., Silva, B. B. da, Sousa, D. C. de, Bernardino, M. C. R., & Lazzarin, F. A. (2022). Mediação da leitura em período pandêmico: a experiência do PET Biblio Club. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(2), 1–19. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1833

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os resultados obtidos no Clube de Leitura PET Biblio Club, especificamente a experiência do ano de 2021. Aborda os benefícios da leitura em tempos de isolamento social, fator vivenciado por conta da pandemia de Covid-19, que quando aliado à leitura crítica acaba ampliando a leitura que o indivíduo faz do mundo. Faz-se uma análise com os resultados da experiência prática do Clube de Leitura PET Biblio Club no período pandêmico, realizado em formato remoto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, pois descreve o fenômeno que aconteceu no PET Biblio Club, cuja coleta de dados deu-se por formulário de avaliação a pós cada encontro. Utiliza-se a pesquisa-ação realizada a partir de uma relação estreita com uma ação, relacionando-a a um problema social. Utiliza-se as principais autorias da temática, como Martins (1994); Britto (2015); Smitt (2013); Bortolin e Santos Neto (2015); Barthes (2006); Castrillón (2011) e outras. Concluiu-se que o projeto foi muito produtivo, em que várias pautas puderam ser abordadas e que além do aprendizado, próprio das práticas leitoras, a socialização entre os participantes, gerando empatia e auxiliando no enfrentamento do período de isolamento social.