v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação
IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

Mediação da informação, comportamento informacional e desinformação no Facebook

Taiza Maria Lozano de Oliveira
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
João Arlindo dos Santos Neto
Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Publicado 30-08-2022

Palavras-chave

  • Mediação da informação,
  • Comportamento informacional,
  • Desinformação,
  • Facebook,
  • Disseminação da informação

Como Citar

Oliveira, T. M. L. de, & Santos Neto, J. A. dos. (2022). Mediação da informação, comportamento informacional e desinformação no Facebook. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(2), 1–21. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1832

Resumo

Este trabalho objetivou analisar a inter-relação entre mediação da informação e o comportamento informacional no contexto da desinformação na plataforma Facebook, tendo como lócus a página Universo Racionalista. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem qualiquantitativa. A pesquisa tem como método a Pesquisa Documental e quanto à técnica de coleta, a observação participante, com escopo de investigar os processos de mediação e interações tanto dos administradores quanto dos usuários, assim como verificar a busca e uso da informação. Os resultados apresentaram um total de 20 áreas do conhecimento, que abordam a problemática da Fake News e desinformação, resgatando-se 72 publicações, com 22,730 curtidas, 5.603 comentários e 6.100 compartilhamentos. Identificou-se também, as áreas com maiores números de publicações, sendo: Pseudociência com 13; Política/Saúde Pública (7); Biologia/Medicina (6); Psicologia social/Saúde (5). Conclui-se que, a mediação e o comportamento se inter-relacionam no processo de apropriação da informação, uma vez que a mediação, por parte de administradores, usuários, e da própria plataforma Facebook, atua sobre o comportamento individual e coletivo. Do mesmo modo, o usuário vincula-se ao processo de mediação, visto que está presente nos compartilhamentos e interações.