v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação
IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

Sistema eletrônico do serviço de informações ao cidadão: uma análise do e-SIC do governo do estado de Rondônia

Denise Andrade
Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
Sandra da Cruz Garcia do Espírito Santo Aguiar
Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Publicado 30-08-2022

Palavras-chave

  • Governo Eletrônico,
  • Transparência,
  • Serviço de Informação ao Cidadão,
  • Acesso à informação.

Como Citar

Andrade, D., & Aguiar, S. da C. G. do E. S. (2022). Sistema eletrônico do serviço de informações ao cidadão: uma análise do e-SIC do governo do estado de Rondônia. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(2), 1–20. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1831

Resumo

O Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao cidadão é uma ferramenta desenvolvida pelos governos federal, estadual e municipal que amplia a transparência das ações governamentais. Nesse sentido, este estudo analisou  a eficiência do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão do Governo do Estado de Rondônia (e-SIC RO), com foco na Secretaria de Estado da Justiça, quanto ao acesso à informação. A metodologia, de caráter exploratória e descritiva, aborda um estudo bibliográfico no qual se discute as práticas da administração pública brasileira no sentido de propiciar à sociedade o acesso à informação pública. A coleta de dados se deu por meio do acesso ao Portal da Secretaria de Estado de Justiça do Estado de Rondônia. Os resultados apontaram que o  governo eletrônico demonstrou ser uma ferramenta eficiente no acesso à informação para a geração de conhecimento e participação na gestão pública no âmbito da Secretaria de Estado de Justiça do Estado de Rondônia, mas evidenciou-se a necessidade do tratamento dos conteúdos informacionais. O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Justiça demonstrou eficiência na prestação de informações com o uso do e-SIC, o que fortalece o uso das tecnologias de informação e comunicação nos processos administrativos e viabilização do acesso à informação.