v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação
IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

As dimensões da mediação da informação e das competências em informação na construção do protagonismo social

Cíntia Gomes Pacheco
Universidade Estadual Paulista 'Júlia de Mesquita Filho' (UNESP)
Orledys Maria de Jesus López Caldera
Universidade Estadual Paulista 'Júlia de Mesquita Filho' (UNESP)
Simone Maria Gonçalves de Oliveira Ulian
Universidade Estadual Paulista 'Júlia de Mesquita Filho' (UNESP)

Publicado 30-08-2022

Palavras-chave

  • Mediação da informação,
  • Dimensões da mediação da informação,
  • Competência em Informação,
  • Dimensões da Dimensão Competência em Informação,
  • Protagonismo Social.

Como Citar

Pacheco, C. G., López Caldera, O. M. de J., & Ulian, S. M. G. de O. (2022). As dimensões da mediação da informação e das competências em informação na construção do protagonismo social. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(2), 1–18. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1828

Resumo

No decorrer dos últimos anos a mediação da informação e as competências em informação vem ganhando espaço nos estudos, discussões e cotidiano dos profissionais da informação. Percebe-se também, que essas temáticas têm se expandido como elementos importantes na construção e fortalecimento da cidadania e do protagonismo social. Diante do exposto, a presente pesquisa objetiva o estudo analítico de literatura científica em torno da mediação da informação e da competência em informação como fundamentos que contribuem no exercício da cidadania e desenvolvimento do protagonismo social. Para tal, aplicou-se como metodologia um estudo bibliográfico com adoção da revisão sistemática da literatura (RLS). Constatou-se que o mundo como o conhecemos tem sido apresentado por meio de diversos mediadores de informação, que fazem parte direta ou indireta de nosso entorno, nos tornando todos sujeitos informacionais na construção e apropriação da informação de forma consciente ou inconsciente. Destaca-se a importância de desenvolver competências para a busca, uso, análise e compartilhamento da informação, como elementos que durante a problematização auxiliam os processos de identidade, ressignificação e apropriação da informação, que no exercício das práxis possibilita ações para a transformação de pensamentos, estruturas e realidades sociais. Conclui-se que o alcance das dimensões tanto das competências em informação quanto da mediação da informação representa uma repercussão relevante nas concepções do mundo dos sujeitos informacionais, abrangendo suas próprias ações no fazer social, comprometidos com uma causa coletiva para transformar realidades desde uma tomada de consciência que lhes permitirão assumir a condição de protagonistas sociais.