v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação
IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

Mediação da informação e igualdade de acesso à biblioteca pública: uma análise discursiva sob a ótica de Régine Robin

Rafaela Carolina Silva
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
Marcela Arantes Ribeiro
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Publicado 30-08-2022

Palavras-chave

  • Biblioteca Pública Brasileira,
  • Igualdade de Acesso à Informação,
  • Política Nacional de Leitura e Escrita,
  • Mediação da Informação,
  • Régine Robin

Como Citar

Silva, R. C., & Ribeiro, M. A. (2022). Mediação da informação e igualdade de acesso à biblioteca pública: uma análise discursiva sob a ótica de Régine Robin. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(2), 1–17. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1822

Resumo

Ao se compreender que a sociedade é composta por pessoas, e que são esses indivíduos que frequentam o espaço das bibliotecas públicas, entende-se que tais locais devem reconhecer a diversidade social e econômica que as contextualizam. Nesse sentido, esta pesquisa buscou compreender se, e para quem, as bibliotecas públicas brasileiras promovem igualdade de acesso. O objetivo foi realizar uma análise discursiva, à luz do dispositivo analítico de Robin (1973) e com base teórica na discussão de Mediação da Informação, da Lei número 13.696/2018, a Política Nacional de Leitura e Escrita. Dito isso, como recorte textual realizou-se uma análise discursiva do terceiro parágrafo do Artigo 4 da lei, relacionando-o com o segundo e oitavo objetivos do Artigo 3. Os resultados mostraram que a igualdade de acesso proposta pela Lei tem como sujeito de fala as pessoas com deficiência, sendo a Mediação da Informação um modo de se trabalhar o acesso informacional em bibliotecas públicas. Conclui-se, assim, que, ao passo em que os termos da Lei expressam somente às pessoas com deficiência, os demais fluxos de relações devem ocorrer de acordo com a necessidade da pessoa não deficiente, para que essa possa agir em prol do outro grupo. Nessa perspectiva, é na expressão escrita que identifica-se os sujeitos sociais que compõem a sociedade brasileira.