v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação
IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

Informação social, mediação da informação e museus virtuais: uma análise da exposição virtual "Aedes: que mosquito é esse?"

Italo Teixeira Chaves
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Lidia Eugenia Cavalcante
Universidade Federal do Ceará (UFC)

Publicado 30-08-2022

Palavras-chave

  • Informação social,
  • Museu virtual,
  • Mediação da Informação,
  • Dimensão Estética,
  • Aedes Aegypti

Como Citar

Chaves, I. T., & Cavalcante, L. E. (2022). Informação social, mediação da informação e museus virtuais: uma análise da exposição virtual "Aedes: que mosquito é esse?". Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(2), 1–20. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1816

Resumo

O trabalho discute o conceito de informação social e suas possíveis contribuições com e para a Ciência da Informação, especialmente voltadas para a informação em saúde e suas interações pedagógicas presentes na mediação. Nesse sentido, busca-se relacionar as interseções teóricas e pragmáticas dessa temática com os Museus Virtuais, no contexto da democratização do conhecimento, mediante o acesso a acervos digitais e virtuais. Tem-se como objetivo central refletir sobre os aspectos que envolvem a Informação Social e mediação da informação, direcionados aos museus no ciberespaço a partir de pesquisa realizada na exposição “Aedes: que mosquito é esse?” do site Era Virtual. Ampara-se metodologicamente em pesquisa exploratória e bibliográfica, buscando teorias que fortaleçam a interseção das temáticas e o estudo empírico por meio de análise da exposição supracitada. Nos resultados, considera-se quatro categorias: Mosquito e vírus; Dengue, Zika e Chikungunya; Pesquisas e controle; e Espaços lúdicos e interativos para o aprendizado. Como categoria de análise temos a dimensão estética da mediação da informação. Em conclusão, percebe-se que, em grande medida, a exposição apresentada e analisada contribui com a democratização do acesso à informação em saúde, como fonte confiável, gratuita e educativa, relacionando-se também com o conceito de informação social.