v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação
IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

Mediação da informação em folksonomia: um estudo de caso nas postagens imagéticas do Museu de Arte de São Paulo no Instagram

Patrick Stacy Meyer
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Fernanda Raimunda Santos
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Gilnei Machado
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Ana Cristina de Albuquerque
Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Publicado 30-08-2022

Palavras-chave

  • modelos colaborativos,
  • museu de artes,
  • recurso informacional,
  • mídia social,
  • Instagram.

Como Citar

Meyer, P. S., Santos, F. R., Machado, G., & Albuquerque, A. C. de. (2022). Mediação da informação em folksonomia: um estudo de caso nas postagens imagéticas do Museu de Arte de São Paulo no Instagram. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(2), 1–19. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1815

Resumo

A criação das mídias sociais possibilitou aos usuários da rede mundial de computadores serem agentes ativos no compartilhamento de conteúdos. Com a Pandemia da COVID-19, o uso destas mídias possibilitou a mediação de informação para os usuários de diversos serviços, como o dos museus. No caso do Museu de Arte de São Paulo, com a Pandemia, ele veio a se tornar o maior museu da América Latina em indexação de conteúdo na web. Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo de caso sobre folksonomia na página do Instagram do Museu de Arte de São Paulo, procurando mapear os recursos imagéticos entre os meses de janeiro e novembro de 2021 analisando as etiquetas com conteúdos mediados, neste período, por usuários e funcionários do museu. Nesta pesquisa o problema configurou-se em como estão organizadas as etiquetas dos recursos imagéticos do conteúdo do museu, na mídia social Instagram, e se elas estão de acordo com o conteúdo descrito no processo de mediação da informação. Assim, essa pesquisa se justifica pelo fato de ser o museu de arte de São Paulo, um dos maiores do Brasil e da América Latina e contém conteúdos mediados no Instagram, tornando esta pesquisa necessária para averiguação da etiquetagem usada e se ela auxilia ou não na recuperação do conteúdo informacional. Os procedimentos metodológicos abordados nesta pesquisa envolvem a análise dos níveis semânticos das folksonomias em mídias, sendo: Ofness, Aboutness Iconology e Isness, que possibilitam a análise de conteúdo em obras de arte. Nos resultados obtidos apresenta-se as folksonomias indexadas pelos funcionários e usuários do museu. Considerando assim as mediações propostas na página do Instagram.