Publicado
30-08-2022
Palavras-chave
- Patrimônio cultural,
- Educação Patrimonial,
- Patrimônio,
- Preservação da memória,
- Fortaleza-Ce
Resumo
Trata sobre patrimônio cultural, tendo como foco a cidade de Fortaleza-Ce. Nesse sentido, versa sobre o papel da Educação Patrimonial para a preservação cultural, tendo como objetivo principal analisar em que medida a percepção do patrimônio cultural de Fortaleza-Ce pode contribuir para a preservação cultural da cidade, sobretudo, quando aliado a práticas educativas patrimoniais. Sob uma abordagem qualitativa, o estudo se caracteriza como exploratório no tocante aos objetivos, utilizando como procedimentos a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo. Para a coleta de dados, adotou-se o questionário, com questões organizadas em torno das seguintes categorias: Patrimônio Cultural de Fortaleza; Educação Patrimonial e seus agentes; e, Preservação Cultural da Cidade. Como resultados, traz relatos que apresentam vivências na cidade, contribuindo, inclusive, com sugestões dos próprios respondentes para aprimorar a preservação da história e da cultura de Fortaleza, podendo ser melhor exploradas pelo poder público através de políticas que visem a Educação Patrimonial. Conclui que a cidade de Fortaleza se destaca tanto por seus aspectos materiais quanto imateriais, sendo, no entanto, reconhecida pela presença do humor, da música e da gastronomia, além de equipamentos como praças e teatros com significativo valor histórico e cultural. A contribuição da presente pesquisa dirige-se a discussões acerca da preservação do patrimônio cultural das cidades no âmbito da Ciência da Informação, reforçando, entretanto, a importância do poder público fomentar um número cada vez maior de ações educativas que visem a preservação da memória, da tradição e da cultura.