v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação
IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

Interlocução entre a mediação da informação e competência em informação: uma análise bibliométrica das publicações entre 2000-2021

Cíntia Gomes Pacheco
Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP)
Oswaldo Francisco de Almeida Júnior
Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP)

Publicado 30-08-2022

Palavras-chave

  • Mediação da Informação,
  • Competência em Informação,
  • Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação,
  • Atuação do Profissional da Informação

Como Citar

Pacheco, C. G., & Almeida Júnior, O. F. de. (2022). Interlocução entre a mediação da informação e competência em informação: uma análise bibliométrica das publicações entre 2000-2021. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(2), 1–25. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1799

Resumo

Este trabalho visou levantar as produções científicas com os temas de Mediação da Informação e Competência em Informação abordadas conjuntamente como bases teóricas nos estudos realizados em diversos contextos informacionais. A Mediação da Informação é compreendida como ação de interferência e apropriação da informação e a Competência em Informação tem como finalidade desenvolver habilidades e competências informacionais permitindo que os usuários de informação atuem com criticidade, ética e responsabilidade diante do universo informacional. Para isso, objetivou-se levantar os artigos científicos com marco temporal de 2000 a 2021 recuperados na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), realizando-se um estudo bibliométrico com abordagem quali-quantitativa. A partir deste levantamento foi possível identificar autores mais produtivos, a quantidade de artigos publicados por ano, os locais de publicação além do levantamento de temáticas abordadas dentro do percurso temporal. Diante da análise dos resultados foi possível evidenciar a importância das temáticas centrais para trazer contribuições para os mais variados estudos informacionais, além disso, enfatizou-se a atuação do profissional da informação frente à sociedade.