Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF). Professora no curso de Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Dimensões política e ética da competência em informação na representação estudantil em centros acadêmicos
Ana Maria Mendes Miranda, Larissa Moraes Martins, Adriana Rosecler Alcará
Resumo
O estudo tem o objetivo de investigar as dimensões ética e política da competência em informação dos representantes de centros acadêmicos em uma instituição pública do Paraná, a partir da seleção, avaliação e compartilhamento da informação por eles adotados. Quanto à metodologia, realizou-se uma pesquisa de campo, exploratória e descritiva e com abordagem qualitativa. Para tal, a coleta de dados se deu por meio da técnica de entrevista, do tipo estruturada, com representantes de cinco centros acadêmicos de uma universidade pública da região sul do Brasil. Entre os principais resultados foi possível identificar as fontes de informação mais utilizadas, como avaliam essas fontes e os critérios de análise política e aspectos éticos da informação considerados pelos participantes da pesquisa. Consequentemente, foi possível refletir sobre a relevância das dimensões ética e política na atuação dos centros acadêmicos e como estas podem contribuir no desenvolvimento da classe estudantil em suas lutas de formas coletivas e individuais.
Palavras-chave
Dimensões da competência em informação; Movimento estudantil; Centros acadêmicos; Habilidades informacionais.