v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação
Artigos

O bibliotecário e as habilidades para a formação da competência em informação de pais de surdos

Ana Paula Pereira
Universidade Estadual de Londrina
Biografia
Ana Maria Mendes Miranda
Universidade Estadual de Londrina
Biografia
Adriana Rosecler Alcará
Universidade Estadual de Londrina
Biografia

Publicado 27-07-2021

Palavras-chave

  • Competência em informação,
  • bibliotecário multiplicador,
  • habilidades,
  • surdez,
  • pais de surdos.

Como Citar

Pereira, A. P., Miranda, A. M. M., & Alcará, A. R. (2021). O bibliotecário e as habilidades para a formação da competência em informação de pais de surdos. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17(2), 1–19. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1648

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar como o bibliotecário pode multiplicar e desenvolver ações para a formação da competência em informação dos pais de surdos. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo e com abordagem qualitativa. Discute as habilidades que o bibliotecário pode desenvolver para propiciar a competência em informação dos pais de surdos, evidenciando que no contexto da surdez, tanto os bibliotecários quanto os pais precisam formar e aprimorar seus conhecimentos, habilidades informacionais, operacionais e comunicacionais, assim como suas atitudes para que tenham condições de aprender a lidar com a informação e multiplicá-la. Salienta ainda que o bibliotecário multiplicador é um agente de mudanças que defende, coordena e ensina e como tal pode potencializar o aprendizado dos pais de modo que estes possam com base em seu repertório informacional auxiliar os filhos surdos e outros pais. Para finalizar apresenta um conjunto de habilidades necessárias aos bibliotecários e aos pais, que foram divididas em habilidades técnicas, habilidades informacionais e habilidades comunicacionais, sociais e emocionais. Conclui que a formação da competência em informação permite aos pais aplicar as habilidades aprendidas no seu dia-a-dia e que o bibliotecário pode desenvolvê-la dentro e fora da biblioteca.