Publicado 27-07-2021
Palavras-chave
- Competência em informação,
- Competência midiática,
- Agenda 2030,
- ODS-4,
- Educação.
Como Citar
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Resumo
O Brasil vivencia uma crise sanitária extremamente complexa e sem precedentes em virtude da pandemia de Covid-19 que há um ano no país já dizimou mais 500 mil vidas e diante deste cenário de muitas dificuldades, a educação é um dos vários segmentos da sociedade que foram fortemente impactados pela pandemia, pois, desde o fechamento das escolas no ano de 2020 e a adoção do ensino remoto, muitas dificuldades vêm sendo encontradas tanto por alunos como professores. Diante da necessidade de afastamento social a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – SEDUC, desenvolveu e implantou o aplicativo Centro de Mídias de São Paulo- CMSP. O oferecimento de um aplicativo para ensino remoto articula-se a necessidade do desenvolvimento das Competências Midiáticas e em Informação–CoInfo e das Competências Digitais. Este artigo pretende, portanto, oferecer estudo teórico-prático constituído de Revisão Sistemática de Literatura e pesquisa qualitativa com análise de conteúdo sobre a Competência em Informação e as Competências Digitais, contribuindo com a inter-relação conceitual entre ambas, evidenciando a necessidade de sua melhor compreensão e aplicação como diferenciais nas práticas e vivências voltadas à construção do conhecimento, da aprendizagem independente e da aprendizagem ao longo da vida, articulados aos pressupostos da Agenda 2030, especialmente em relação ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Educação de Qualidade, diante do cenário de pandemia que ainda estamos vivenciando no ano de 2021.