v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação
Artigos

A competência em informação para o ensino universitário

Arielle Lopes de Almeida
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Biografia
Ieda Pelogia Martins Damian
Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Biografia

Publicado 27-07-2021

Palavras-chave

  • Competência em Informação,
  • Formação Universitária,
  • Ciência da Informação

Como Citar

Almeida, A. L. de, & Damian, I. P. M. (2021). A competência em informação para o ensino universitário. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17(2), 1–21. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1622

Resumo

Ao propor o desenvolvimento de sujeitos com pensamentos críticos e transformadores da sociedade, pode-se inter-relacionar atuações do campo da educação e da competência em informação. Porém, existe um paradigma dentro das universidades em sentido contrário a esta finalidade, que apresenta um processo de ensino que visa apenas a reprodução do conhecimento. Neste contexto, a problemática da pesquisa é compreender como as bases epistemológicas das pesquisas em competência em informação apresentam as inter-relações entre Ciência da Informação e Ciência da Educação. Para tanto, esta pesquisa objetiva analisar os levantamentos bibliográficos de pesquisas de mestrado e doutorado, no Brasil, sobre competência em informação no ensino universitário. Como procedimentos metodológicos foram adotados o levantamento bibliográfico e a análise de conteúdo por meio de categorias estabelecidas a posteriori. Dentre os resultados da pesquisa, destaca-se o papel protagonista da competência em informação, no ensino universitário, para uma formação reflexiva e ativa, importante para uma mudança cultural e para uma formação centrada no discente.