Aprendizagem organizacional como propulsora da competência em informação: um olhar sobre o mapeamento de processos
Publicado 29-07-2021
Palavras-chave
- Mapeamento de processos,
- Competência em Informação,
- Aprendizagem Organizacional,
- Gestão de pessoas.
Como Citar
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Resumo
Dentre as competências necessárias para a gestão empresarial, novos aportes têm sido identificados pela Ciência da Informação, tais como a Competência em Informação, que é um elemento relevante para melhoria dos processos gerenciais e técnicos das organizações, que pode contribuir para melhorias na gestão de pessoas. O artigo tem como objetivo identificar quais benefícios o mapeamento de processos pode propiciar ao desenvolvimento do colaborador, tendo em vista a Competência em informação, a partir de uma abordagem de aprendizagem organizacional. Para cumprir este objetivo foi realizada uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, a partir de revisão bibliográfica das áreas afins à pesquisa: Ciência da Informação e Ciência da Administração. Como resultados, foram identificadas as relações do mapeamento de processos com os atributos da Competência em Informação, considerando o ambiente de aprendizagem organizacional tanto como um conjunto de técnicas, quanto como um elemento da cultura organizacional essencial para a capacidade de criação de oportunidades, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.