Mapeamento de competências humanas e organizacionais para formação de pessoas com competências do conhecimento
Publicado 28-05-2022
Palavras-chave
- Competências Organizacionais,
- Competências Individuais,
- Estilos Comportamentais,
- Gestão por Competências
Como Citar
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Resumo
Um dos pilares para o desenvolvimento organizacional está diretamente relacionado a como as organizações gerenciam o seu capital intelectual, o conhecimento que se encontra na mente de seus colaboradores. O conhecimento é vital para o bom desempenho das organizações, porém, como ele é emanado de uma estrutura humana, é fundamental reconhecer que conter este conhecimento não é uma tarefa fácil, pois, as pessoas possuem vontades próprias, pensamentos próprios e formas de pensar distintas, características da personalidade, intrínsecas de cada indivíduo. Diante deste contexto, o objetivo deste artigo é apresentar os requisitos fundamentais do conceito de competências organizacionais e individuais que contribuem para a construção de conhecimento organizacional. Enquanto metodologia, foi realizado um estudo descritivo e um levantamento bibliográfico com o objetivo de formar uma base de referência para mapear competências humanas e organizacionais que possam contribuir para desenvolvimento de pessoas com competências do conhecimento. Conclui-se que o estado mental e cognitivo do indivíduo afeta a capacidade de criar conexões a partir da informação, o que interfere na transmissão e no compartilhamento de conhecimento. Verificou-se que o mapeamento de perfil e reconhecimento do estilo de comportamento contribui para identificação das deficiências e potencialização das competências individuais humanas. Constatou-se que é vital o emprego da gestão por competências para formar pessoas com competências do conhecimento.