Publicado 04-04-2012
Palavras-chave
- Educação à distância. Biblioteca universitária. Treinamento de usuários. Metodologia de ensino. Ensino superior.
Como Citar
Resumo
A avaliação do grau de satisfação dos acadêmicos ao realizarem treinamentos para o uso de fontes informacionais em bibliotecas universitárias é um importante fator a ser considerado no planejamento das atividades. Esse artigo tem como objetivo relatar a opinião dos acadêmicos em relação ao primeiro curso à distância sobre normalização de trabalhos científicos e pesquisas em bases de dados desenvolvido pela Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação da Unesp-Campus Botucatu-Rubião Junior e o Núcleo de Educação a Distância e Tecnologias da Informação em Saúde da Faculdade de Medicina de Botucatu. O curso ocorreu no período de agosto a novembro de 2009, distribuído em 10 aulas. Para a coleta de opiniões foi elaborado um questionário semi-estruturado composto por oito questões. Verificou-se que todos os alunos já possuíam experiência com a metodologia adotada; os funcionários da Faculdade de Medicina e os alunos de pós-graduação foram os que mais participaram do curso; 60% dos alunos acessavam a plataforma duas a três vezes por semana usando tanto os computadores pessoais como os existentes em seus locais de trabalho. Essa experiência demonstra que a educação a distância pode contribuir fortemente para o treinamento de usuários de bibliotecas universitárias.