As políticas culturais durante a ditadura militar no tocante à Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE)

Geomarque Sousa Carneiro, Jefferson Veras Nunes

Resumo


Tem como objetivo analisar as ações empreendidas pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT) durante o período da ditadura militar com a finalidade de verificar suas implicações na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE). A presente investigação adotou como delineamento metodológico a análise de conteúdo, tendo como base um conjunto bibliográfico e documental composto por trabalhos acadêmicos e pesquisas em documentos oficiais em torno da SECULT e da BECE. Discute a conjuntura que antecedeu a implementação do regime a nível nacional e estadual, bem como as políticas culturais do Governo Federal. Aborda o surgimento da SECULT como fruto de tais políticas e a aplicação destas à Biblioteca Pública, apresentando o panorama geral das ações do Governo durante o período de 1964 a 1985. Como resultado, aponta que a Biblioteca Pública Estadual do Ceará foi influenciada pelas políticas culturais do período, reproduzindo, em parte, a lógica de ações referentes ao projeto de país defendido pelos militares. Conclui sinalizando que foi aplicada à BECE uma política voltada, em sua maior parte, à realização de intervenções de caráter estrutural, concentrando-se em mudanças de endereço e reparos nas edificações, conferindo à instituição um espaço diminuto no âmbito das políticas culturais pensadas e operadas por parte da SECULT durante o período em questão.


Palavras-chave


Biblioteca Pública Estadual do Ceará – BECE. Secretaria de Cultura do Ceará – SECULT. Políticas Culturais. Ditadura militar.

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br