Folksonomias na organização e representação do conhecimento: um estudo na literatura da área

Marcos Vinicius Lopes, Ana Cristina de Albuquerque

Resumo


A folksonomia, um fenômeno da Web 2.0, permite aos usuários organizarem o conhecimento de determinado domínio, criando uma representação desse domínio e auxiliando na organização e representação da informação. Sendo uma ferramenta criada de maneira colaborativa pelos usuários, ela pode ajudar a suprir lacunas encontradas em vocabulários controlados utilizados em arquivos, bibliotecas e museus, pois possui aspectos que contribuem e não contribuem com a organização e representação da informação e do conhecimento. Desse modo, o objetivo desta pesquisa é verificar na literatura brasileira de Ciência da Informação quais os aspectos da folksonomia que contribuem e não contribuem para organização e representação do conhecimento a fim de refletir sobre a possibilidade de seu uso em ambientes controlados. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica, com objetivo exploratório e abordagem quanti-qualitativa. Para análise dos dados, foi utilizado o método da Análise de Conteúdo. O universo de pesquisa enfoca as revistas brasileiras da área de comunicação e informação com conceito A1 segundo a CAPES. Os resultados demonstram que o número de aspectos que contribuem são quase o triplo a mais do número de aspectos da folksonomia que não contribuem com a organização e representação da informação e do conhecimento. Assim, para que se aproveitem as suas contribuições em ambientes controlados, foi sugerida a adoção de uma folksonomia assistida por profissionais da informação junto ao uso de vocabulário controlado para aprimorar a organização e recuperação da informação e do conhecimento nesses ambientes mediante a criação de pontos de acesso eficazes.


Palavras-chave


Folksnomia. Organização do Conhecimento. Organização da Informação. Representação do Conhecimento. Vocabulário Controlado.

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br