Programas de leitura assistida por cães no contexto da Biblioteconomia

Luiza Estefano, Rodrigo de Sales

Resumo


Este trabalho investiga os potenciais benefícios da implementação de programas de leitura assistida por cães para crianças em bibliotecas. Sendo uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, teve em vista os seguintes objetivos específicos: (i) evidenciar os aspectos que fazem do bibliotecário um potencial educador e mediador dos programas de leitura assistida por animais, e (ii) analisar a literatura existente a respeito de programas implementados de leitura com crianças assistida por animais. Ao verificar as áreas, objetivos e resultados das publicações recuperadas, estes definidos como critério para a análise de conteúdo, observou-se a carência de trabalhos publicados, especialmente no que diz respeito ao Brasil, no curso de Biblioteconomia, sobre programas de leitura assistida por cães. Portanto, foi considerado de extrema relevância uma melhor investigação sobre as importâncias da implementação desses programas para o desenvolvimento das habilidades de leitura e para uma melhor visibilidade e participação da biblioteca no aprendizado infantil.

Palavras-chave


Programa de Leitura Assistida; Cães; Crianças; Biblioteca; Biblioteconomia

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br