A importância da motivação e da educação continuada na gestão e nas equipes atuantes em bibliotecas públicas de Sergipe

Telma de Carvalho, Sergio Luiz Elias de Araujo, Rafaela Ferreira Lopes, Luani Messias da Costa, Maria Edvânia da Silva Pereira

Resumo


O presente artigo visa demonstrar a situação atual das bibliotecas públicas de Sergipe em termos de educação continuada e motivação para o trabalho. A metodologia aplicada baseia-se em pesquisa descritiva com abordagem quali-quantitativa utilizando-se de pesquisa bibliográfica realizada em conceituadas bases de dados da área para o levantamento da literatura sobre o assunto. Utilizou-se o questionário para levantamento das informações. Foram verificados os níveis de formação dos profissionais atuantes nas bibliotecas e os fatores motivacionais determinantes para participação em programas de educação continuada. Ademais, foi possível observar as necessidades de treinamento dos profissionais, especialmente voltadas para aspectos gerenciais, administrativos, de formação de acervos e informática. Desse modo, destaca-se a importância da educação continuada para o bibliotecário gestor e para a equipe envolvida, uma vez que a capacitação desses profissionais influencia no papel social, cultural e informacional das bibliotecas públicas dos municípios analisados e contribui para a melhoria do atendimento aos usuários.


Palavras-chave


Educação continuada; Motivação para o trabalho; Gestão de bibliotecas; Biblioteca pública; Sergipe;

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br