Inovação em tempos de pandemia: programa de estágio online do curso de Biblioteconomia do Unifai

Maria Cristina Palhares, Lygia Luzia Cordon Canelas

Resumo


Este artigo apresenta uma abordagem inovadora para o estágio curricular obrigatório do curso de Biblioteconomia, a partir de um programa elaborado e desenvolvido pelos coordenadores de curso e de estágio, colegiado e gestora da biblioteca universitária do Centro Universitário Assunção – UNIFAI, impulsionado pela demanda de alunos desse curso, que não conseguiram se inserir no campo de estágio na cidade de São Paulo, devido à pandemia do Coronavírus, o que implicou na suspensão de alguns serviços e estabelecimentos, como lojas, escolas, bibliotecas, museus, arquivos, entre outros. Alguns desses locais são espaços onde discentes do curso, geralmente, desenvolvem as atividades de estágio. Esse programa é respaldado, teórica e juridicamente, pela legislação vigente atual e instrumentos acadêmico-institucionais, no que se refere aos direitos do educando; e, para as ações práticas são utilizadas as plataformas SophiA, Teams da Microsoft, Google Forms, Google Drive, Canvas e Telegram, com a supervisão da bibliotecária e docente, o que possibilitou a manutenção e conclusão da carga horária (300 horas) destinada ao estágio, como exigência acadêmica e legal para a formação dos graduandos.


Palavras-chave


Pandemia do Coronavírus. Estágio curricular obrigatório. Programa de Estágio Remoto. Biblioteconomia - Unifai

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Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
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